A Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgará a cada dia, a partir desta terça-feira, 1º, até o dia 11 de abril, projetos que foram apoiados com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) em 2024 arrecadados com a Coleta Nacional de Solidariedade.
O Conselho Gestor do FNS, em suas três reuniões realizadas ao longo do ano de 2024, analisou 324 projetos, aprovando para receber recursos da Coleta Nacional da Solidariedade 238. Estes receberam um total de R$ 6.551.121,54.
“Promovendo a cultura do Encontro”
O primeiro projeto que apresentamos é o “Promovendo a Cultura do Encontro”, desenvolvido em uma Colônia de Férias pela Escola Paroquial São Vicente de Paulo, que pertence à diocese de Araguaína (TO). Todas as etapas do projeto, que incluiu atividades de planejamento, mobilização, os 10 dias de Colônia de Férias, tiveram a duração de outubro de 2024 a março deste ano.
Da Colônia de Férias “Promovendo a Cultura do Encontro”, realizada de 13 ao 23 de janeiro, participaram 45 crianças e adolescentes da Escola, com atividades de espiritualidade, dinâmicas e formação, esportes e alimentação no período da manhã e à tarde. O tema da Campanha da Fraternidade 2024 “Fraternidade e Amizade Social” conduziu as ações. Com outras iniciativas, o projeto atingiu 225 pessoas diretamente e 200 indiretamente, sendo 45 homens, 45 mulheres, 110 crianças, 15 adolescentes, 10 jovens.

Sementes da tolerância e da paz
De acordo com o responsável pelo projeto, padre José Carlos Fernández Jorajurí, a Escola é um dos espaços mais significativos onde se pode semear as sementes do bem, do convívio positivo, da tolerância e da paz.
“Por isso desenvolvemos este bonito projeto socioeducativo, embasado nas diretrizes da CF 2024, que através da educação na ‘cultura do encontro’ e na ‘cultura da amizade social’, se propôs colaborar na educação das crianças e adolescentes nos valores que constroem uma sociedade mais humana, fraterna e solidária”, justificou.
Atividades realizadas
As diversas atividades que foram realizadas dentro do projeto se desdobraram a partir do seu objetivo geral com iniciativas de reconstrução do tecido familiar, escolar e social focadas na ‘cultura do encontro’ e na “amizade social’. As ações foram desenvolvidas em dois turnos (manhã e de tarde, incluindo café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde).

Nesse sentido, as atividades do projeto “Colônia de férias” foram agrupadas a partir dos setores escolares envolvidos no evento: Formação e dinâmicas com atividades de formação sobre a ‘cultura do encontro’ e sobre e o tema ‘amizade social’; Setor Lazer e esportes; o Setor Cozinha, alimentação e nutrição; Setor Oração e espiritualidade; e o Setor Relação com as Famílias que desenvolveu com os pais temas semelhantes trabalhados com as crianças. Outra atividade que desenvolvida foi a entrega da cesta básica às famílias das crianças que participaram da Colônia de Férias.

Atualmente, a Escola, criada em 1993, conta com 700 alunos distribuídos em 26 turmas, sendo com 4 de educação infantil; 2 de atendimento educacional especializado e 20 de Ensino Fundamental (1º a 5º ano). O espaço físico conta com 14 salas de aula, 19 banheiros, cozinha, salas de coordenação, direção, administração, sala de professores e educandos.
Por Willian Bonfim