Santa Sé nomeia o Administrador Apostólico de Tocantinópolis

Picture of Guto

Guto

Dom Giovane governará a Diocese de Tocantinópolis até a nomeação e posse do novo bispo.

Em comunicado datado do dia 15 abril de 2023, o Dicastério para os Bispos, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, comunicou a decisão do Papa Francisco de nomear Dom Giovane Pereira de Melo, bispo diocesano de Araguaína, como Administrador Apostólico da Diocese de Tocantinópolis, sede vacante. 

O Administrador Apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma Diocese no período de sede vacante, ou seja, o tempo que uma Diocese fica sem um bispo titular. Dom Giovane continuará a governar a Diocese de Tocantinópolis até a designação do novo bispo, por parte da Santa Sé. O bispo, temporariamente, estará à frente das Dioceses de Araguaína e de Tocantinópolis.  

Criada em 1980, esta é a quarta vacância da Diocese de Tocantinópolis. Após a morte de Dom Cornélio, em 1981, até a chegada de Dom Aloísio, Tocantinópolis teve como administrador diocesano o pe. Nilson Vieira. Em 1999, com a transferência de Dom Aloísio (2º bispo), para a sede de Jataí-GO, a Diocese recebeu Dom João José Burke, bispo de Miracema do Tocantins, como Administrador Apostólico. Após a transferência de Dom Miguel Ângelo (3º bispo) para a Diocese de Oliveira-MG, em 2007, o bispo de Carolina-MA, Dom Frei José Joares Filho, foi o Administrador Apostólico.  

Neste período de vacância, pastores e fiéis são convidados a elevarem preces pela nomeação do novo bispo.

Compartilhe: