Dom Giovane participa de Congresso Internacional de Jovens da Comunidade Católica Shalom

Picture of Diácono Guto

Diácono Guto

Mais de quatro mil peregrinos estiveram presentes na abertura do CJS Internacional. Dom Giovane presidiu missa de abertura.

Nos últimos dias 11, 12 e 13 de outubro, Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo da Diocese de Araguaína, esteve presente no Congresso Internacional de Jovens Shalom, evento promovido pela Comunidade Católica Shalom. Este ano o CJS foi realizado em Fortaleza-CE e teve a presença da juventude de mais de 30 países.

Na noite do dia 11, deu inicio a abertura do Congresso. Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom apresentou aos jovens peregrinos de diversos lugares do mundo, o presidente da celebração: Dom Giovane Pereira, bispo de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.

“É uma alegria poder estar aqui na abertura deste Congresso e poder sentir mais de perto e sentir pulsar no coração a força da Comunidade Shalom; de poder estar de perto do seu fundador Moysés, poder ter no presbitério que comungam e vivem estes carismas. De seminaristas e famílias que compõem essa carisma que é a Comunidade.

Trago aqui o abraço, a comunhão dos bispos que acompanham a Comissão Episcopal para o Laicato. Às comunidades novas, estamos juntos, fazemos parte do mesmo Dicastério em Roma, por isso a alegria é maior, porque hoje eu conheço essa grande família Shalom”, assegurou Dom Giovane.

Conselhos aos jovens

Durante a homilia, Dom Giovane iniciou falando sobre o tema do Congresso de Jovens, mesma da Jornada Diocesana deste ano: Os que esperam no Senhor caminham sem se cansar

D. Giovane ressaltou a universalidade do carisma Shalom pela presença de jovens de diferentes nacionalidades:

“Queridos jovens, nós precisamos espalhar a paz. E a juventude é muito sensível nessa temática e pode ajudar nós adultos, o mundo, a compreender que precisa de paz. A juventude precisa de paz para crescer, estudar, progredir, realizar seus sonhos. Nós estamos aqui, nesta diversidade de países e nações para sermos fortalecidos, animados a levar este carisma, este dom da paz para as nações de onde viemos”, declarou o prelado.

Em seguida, ele deu três conselhos para jovens Shalom viverem ao retornarem às suas missões:

1. Olhar o presente, futuro, com o olhar sereno, não com olhar de medo, nem de desespero, mas de esperança

“Vocês têm uma energia positiva, criativa, que pode animar muitos outros. Por isso, os que esperam no Senhor caminham sem se cansar.
Aqui estão os jovens que não se cansa de espalhar a paz, seguir a Jesus Cristo e se colocar a serviço da Comunidade”.

2. Percorrer o presente com alegria e esperança

“Uma das coisas que percebi é que todo mundo que é Shalom que eu encontrei é gente alegre, gente feliz. Temos que contagiar de alegria e esperança. Contagiem outros jovens com a alegria por onde passam”.

3. Percorrer o presente e o futuro sem cansaço, sem desânimo

“O mundo em que estamos inseridos, principalmente a juventude, é muito competitivo. Às vezes, a gente se cansa, se esforça cotidianamente, estuda à noite, trabalha o dia inteiro e muitas vezes não é reconhecido no seu esforço. Às vezes, bate desencanto. O Papa Francisco nos convida a ser peregrinos da esperança. É preciso se colocar a caminho. Somos portadores dessa virtude, dessa esperança que brota do coração de Deus”.

Além de Dom Giovane, o Congresso de Jovens teve também a presença de Dom Robert Brenan, bispo do Brooklyn no Estado Unidos, Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza e jovens da Comunidade Shalom de Araguaína.

Confira algumas fotos da missa e do congresso:

FONTE: COMSHALOM

Compartilhe: