Entre os dias 27 e 29 de setembro, a cidade de Aparecida, conhecida por seu Santuário Nacional, foi palco de um evento histórico: o 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Brasil. Este encontro reuniu representantes de diversas dioceses com o propósito de promover a integração e fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes na missão.
O congresso realizado em Aparecida teve como tema: “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9). Durante os três dias de atividades, participantes de diferentes países puderam compartilhar experiências, vivências e reflexões sobre o papel das crianças e adolescentes na evangelização.
A Diocese de Araguaína fez-se presente com uma delegação que trouxe à tona a riqueza das experiências vividas durante o evento. Um dos participantes destacou: “O congresso veio para reforçar a vida missionária e despertar ainda mais o ‘ser missionário’, continuar nessa missão. Reunindo também pessoas de vários continentes.”- Marcelo Augusto Silva Kvetiki, Assessor IAM, na Diocese de Araguaína.
Essa diversidade enriqueceu as discussões e trouxe novas perspectivas sobre a missão.
Outra fala da delegação expressou a gratificação em participar de um momento tão significativo: “ Foi uma vivencia e partilha gratificante que conseguiu reunir vários continentes, uma luz que precisávamos para trabalhar na IAM com mais força e coragem” -Maria Luiza Luz Fragoso, Assessora IAM na Diocese de Araguaína.
O evento não só reacendeu o ardor missionário entre os participantes, mas também trouxe uma visão renovada da Igreja como um espaço acolhedor para crianças e adolescentes. “As crianças não são apenas o futuro da Igreja, mas o presente. Elas estão ativamente envolvidas na vida da Igreja, nas missas e na sociedade. Nós, adultos, somos o suporte e a ponte que as ajudarão a progredir e a assumir seu papel como evangelizadores de outras crianças”, afirma Maurício Bezerra Martins, Assessor da IAM na Diocese de Araguaína.
O 1º Congresso Nacional da IAM também celebrou os 180 anos da Infância e Adolescência Missionária em 2023. Atualmente, existem mais de 1.100 grupos IAM espalhados por todas as regiões do Brasil, cada um deles desempenhando um papel vital na formação de crianças e adolescentes com consciência missionária. Ao fomentar a partilha de fé e recursos com os mais necessitados, a IAM fortalece o laço de solidariedade e amor ao próximo.
Com as experiências e aprendizados adquiridos no congresso, a Diocese de Araguaína retorna com uma nova bagagem para animar e apoiar a Infância Missionária local, empenhando-se em criar um ambiente onde as crianças possam se sentir valorizadas e capacitadas a atuar na missão. A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária foi fundada em 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy, na França. A sua inspiração surgiu ao ouvir relatos de missionários que atuavam na China, com os quais tinha vínculos desde a adolescência. Desde então, a IAM tem trabalhado para despertar a consciência missionária entre os jovens, incentivando-os a partilhar sua fé e recursos com aqueles que mais necessitam.
Por Mariana Negreiros